Recém-nascida é encontrada em caixa de papelão perto de lixão na Grande Natal
02/04/2025
(Foto: Reprodução) Bebê ainda tinha cordão umbilical e apresentou quadro saudável após atendimento médico. Mãe não foi encontrada, e polícia investiga o caso, que aconteceu em São José de Mipibu. Bebê é encontrada dentro de caixa de sapato no RN
Uma bebê recém-nascida, ainda com cordão umbilical, foi encontrada abandonada na manhã desta quarta-feira (2) dentro de uma caixa de papelão próximo a um lixão na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal (veja reportagem acima).
Inicialmente levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu, a recém-nascida foi alimentada, teve o cordão umbilical retirado e apresentava quadro saudável e sem ferimentos, segundo a equipe de saúde.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Até a atualização mais recente desta reportagem, a mãe da bebê não havia sido encontrada. A Polícia Civil confirmou que abriu investigação do caso.
A bebê foi encontrada por estudantes que passavam pelo local, que avisaram a uma mulher da região - ela acionou a polícia. A bebê estava coberta com lençóis.
Os policiais militares fizeram o resgate da bebê e a conduziram diretamente para a UPA para atendimento.
"Mexe muito com a cabeça da pessoa quando a gente tem ocorrências assim, que não são normais, comuns. Essa aí mexe por se tratar de um ser tão indefeso, uma criança recém-nascida, estava no sol quente e dentro de uma caixa de sapato próximo ao lixo no terreno baldio. Como é que uma pessoa pode fazer isso com ela?", disse o policial Leandro Campello, um dos que atendeu a ocorrência.
Bebê foi atendido na UPA São José de Mipibu, Grande Natal
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
'Sinais vitais normais', diz UPA
Logo ao chegar à UPA de São José de Mipibu, a bebê passou por alguns procedimentos e pela avaliação da equipe de saúde, que constatou que o quadro era bom.
"A criança nasceu de parto normal, pelas características como ela chegou aqui. Ainda chegou com cordão umbilical, com a placenta junto. Aqui a gente fez os primeiros atendimentos e clampeou o cordão umbilical da criança", explicou a chefe de enfermagem da UPA Mipibu, Mara Varela.
A bebê também respirava sem a ajuda de qualquer aparelho na manhã desta quarta-feira e conseguia se alimentar.
"A criança já está sendo alimentada, o que é muito importante, um sinal bom, com a sucção boa, e a pele, os sinais vitais estão normais", completou o médico supervisor técnico da UPA Mipibu, Cláudio Macêdo.
No fim da manhã desta quarta, a bebê foi transferida da UPA de São José de Mipibu para a maternidade no Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros, também no município.
O próximo passo, segundo a equipe de saúde da UPA explicou, após a alta hospitalar, é o seguimento no processo de abrigo para a bebê.
"Uma menina linda, por sinal. Que o futuro dela seja muito próspero, apesar das adversidades que ela teve neste momento", disse o médico supervisor técnico da UPA Mipibu, Cláudio Macêdo.
UPA São José de Mipibu, na Grande Natal, Rio Grande do Norte RN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Vídeos mais assistidos do g1 RN